main-header

Divulgando a calagem e melhorando a formação profissional

O Sindicato das Indústrias de Calcário e Derivados para Uso Agrícola do Estado de São Paulo (Sindical) iniciou uma ação para divulgar a calagem. Ao mesmo tempo, o trabalho ajudará a melhorar a qualificação dos profissionais da área de Agronomia.

Instituições de ensino superior com cursos nessa área estão sendo contatadas. A intenção é criar um banco de dados para parcerias.

“Há um entendimento, tanto do nosso setor como da comunidade científica, que a calagem é a principal alternativa para melhoria do manejo e conservação do solo”, disse o presidente do Sindical, João Bellato Júnior.

Para Bellato, a prática trará resultados para toda a cadeia envolvida. “Em outras palavras, estamos falando de medidas que ampliem a melhoria da produtividade de nossa agricultura”. A calagem dever ser feita com acompanhamento de um especialista.

A estimativa da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal), da qual o Sindical faz parte, é que o Brasil consuma somente um terço do calcário que suas plantações e pastagens necessitam.

As perdas envolvem outro importante insumo, o adubo, que deixa de ser melhor aproveitado diante da adoção da calagem em proporções ainda tímidas.

“Estamos buscando conhecer os coordenadores do curso de Agronomia, para estabelecer uma futura parceria de nossa entidade que contribua na formação profissional dessas instituições de ensino”, disse Euclides Jutkoski, diretor executivo do Sindical.

Em sua maioria, os solos brasileiros são ácidos. A calagem ajuda a eliminar a acidez do solo e fornecer cálcio e magnésio para as plantas, informa a Agência Embrapa de Informação Tecnológica. O cálcio estimula o crescimento das raízes. Além do aumento do sistema radicular, há maior exploração da água e dos nutrientes da terra, auxiliando a planta na tolerância à seca.

O Sindical manteve contato com a maioria das instituições de ensino superior da área. Porém, faculdades interessadas podem obter detalhes pelo telefone do sindicato patronal, (19) 3524-3509, ou e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .


Importância da Calagem

Cartilha - Metodologia Oficial de Análises de Corretivos de Acidez

Boletim Calcário 2017

Busca rápida

Login

Entrevista - Canal Rural

Espaço do Agricultor

YoutubeTwitterFacebook